<- para casa

Assunção


google   |   itinerários  | 


Assunção do Paraguai

Voltei ao Paraguai depois de muito tempo para aproveitar o feriado do novembro. Observei a transformação das ruas calmas e arborizadas a um pouco mais de agito e novos prédios. O centro de Assunção concentra os prédios históricos, mas falta sinalização e revitalização. Em um dia de caminhada pelo centro é possível conhecer tudo. A visita deve começar pela Calle Palma onde está o Panteón de los Héroes e a loja de informação turística. Aproveite para almoçar no Restaurante Lido, tradicional estilo boteco, que serve o famoso e generoso bife à milanesa. A visita guiada à Casa da Independência, é uma boa surpresa, para conhecer a história do Paraguai.O Palácio do Governo, Los Lopez é uma bela edificação bem conservada. Em frente do edifício está um casarão antigo de 1750, Manzana de la Rivera que conta com simpático bar com varanda de frente para o Palácio, ideal para um drink no final da tarde. Na região central estão também o Museo del Cabildo, Catedral e a renovada avenida Costanera, marginal do Rio Paraguai.

Eu visitei a sede da Conmebol em Assunção, o complexo conta com o centro de convenções e o bacana Museu do Futebol. Mas as novidades interessantes estão no bairro Las Lomas, com hotéis, restaurantes e centros de compras como Paseo La Galeria é um Shopping moderno, com lojas de grife. Há um belo jardim na entrada, com vários bons restaurantes e um hotel. Outro achado novinho e moderno é o Rooftop Luna 21, restaurante no topo do edifício do WTC. Excelente comida e vista da cidade, eu curti um fantástico pôr do sol com vista para o Rio Paraguai. A proximidade, os preços atrativos, fizeram o destino virar moda para os brasileiros, pode ser uma ótima opção no seu próximo feriado.

Bem próximo do centro está o Loma San Jeronímo, primeiro bairro revitalizado de Assunção. Foi realizado um trabalho de melhorias em uma área antiga próxima do porto, em conjunto com a comunidade de baixa renda. É bem colorido e lembra Santa Teresa no Rio, inclusive com a “Escalinata”, escadaria decorada como a nossa Selarón.

Assunção é a capital do Paraguai, delimitada pelo rio Paraguai. É conhecida pelo seu grande Palacio de los López, a sede do governo onde se situam os gabinetes do Presidente. Nas proximidades, o Panteão Nacional dos Heróis tem um mausoléu e placas que celebram figuras históricas do Paraguai. O Museu Casa da Independência é marcado pela sua arquitetura colonial e possui artefactos que documentam a emancipação do regime espanhol.

Perto do rio fica o edifício Cabildo, com o seu exterior cor de rosa com colunas, que recebe eventos culturais e exposições de arte itinerantes. A leste, o Museo del Barro exibe obras artísticas, artesanato e cerâmica pré-colombianos, além de uma pequena coleção de arte moderna. A norte, o Jardim Botânico possui extensos relvados aparados e um jardim zoológico. Nas proximidades encontra-se o Museu de História Natural, com exposições científicas de flora e fauna da região. O Museu Etnográfico Dr. Andrés Barbero exibe coleções indígenas, incluindo cachimbos, chapéus de penas de cores vivas e canoas esculpidas.

1 Plaza Pública URUGUAYA
2 Central Railway Station
3 A Catedral Metropolitana de Assunção é a sede da Arquidiocese de Assunção e localiza-se na cidade de mesmo nome, no Paraguai.
4 Plaza De Armas
5 O Panteão Nacional dos Heróis é um monumento localizado em Assunção, capital do Paraguai.
6 O Museu Casa da Independência localiza-se no centro de Assunção, capital do Paraguai.
7 A Manzana de la Rivera é um conjunto de edifícios históricos de Assunção, Paraguai.
8 O Palacio de los López é a sede de governo da República do Paraguai, localizado em Assunção.
9 A Baía de Assunção é uma baía relativamente pequena localizada no limite norte da cidade de Assunção, a capital do Paraguai.


Assunção, a capital do Paraguai, é uma das mais antigas cidades e históricas da América do Sul e por ter sido base de muitas expedições jesuíticas no início do século XVI, é também chamada de “Mãe das Cidades”.

Possui uma rica história que a torna fascinante e pitoresca.

O centro de Assunção conserva diversos prédios antigos com a arquitetura colonial presente em praticamente todos os edifícios públicos.

Cabildo
Casa de Cultura de Assunção
Monumento a Juan de Salazar, fundador de Assunção, à frente Casa de Cultura
A Casa de Cultura funciona no antigo prédio da Prefeitura (Cabildo).
O acervo é simples e impactante. Retrata uma triste faceta da história do Paraguai.


Palácio do Governo - Palácio de los Lopez, o Palácio de Gobierno, onde fica a sede do governo do Paraguai.
Construído em estilo neoclássico no ano de 1857, o Palácio do Governo é um dos marcos da capital paraguaia e guarda importantes fatos sobre a história do país, como marcas da famigerada Guerra do Paraguai.
O prédio histórico tem um de seus lados para à Baía de Assunção. Da avenida La Costanera é possível enxergá-lo. Aliás, após as obras de revitalização, a avenida tornou-se um dos principais pontos turísticos de Assunção, um lugar bacana para caminhadas pela orla do Rio Paraguai.
 

Palácio Lopez visto de La Costanera, em Assunção
A Avenida La Costanera, um lugar bonito para curtir o fim de tarde
Conhecida como a praia dos paraguaios, La Costanera é uma grande avenida às margens do Rio Paraguai.
A via é frequentada por turistas e moradores, que usam o espaço para a prática de esportes. No fim da tarde, o pôr-do-sol transforma a paisagem. É um lugar seguro, mas faltam atrativos, como quiosques.
 
 


Panteão Nacional dos Heróis
No centrinho, as principais ruas são a Oliva, Estrella e a Palma, cortadas pelas vias Jejuí e Chile.
É ali nos arredores que você encontra onde comer, bancos e praças, como a Praça de la Democracia, onde fica o Panteão Nacional dos Heróis, monumento e templo católico. Uma curiosidade da construção, iniciada em 1863, é que ficou parada por mais de 70 anos por conta da guerra, sendo finalizada somente em 1936.

Catedral de Nossa Senhora de Assunção, construída no século XVI.


Artesanatos
Em todas as pracinhas e ruas do centrinho é possível ver pessoas vendendo artesanatos. No Paseo Artesanal, na Calle Oliva com a Avenida Chile, há várias barraquinhas com artesanatos e souvenirs.
Vale a pena fazer viagens rápidas para conhecer povoados célebres por sua produção artesanal de cerâmica, colchas e roupas de lã.


Passeio de trem
Uma atração histórica em Assunção é a estação de trem Jardim Botânico, uma das mais antigas das Américas.
De lá partem os passeios do Tren del Lago, movido a lenha, que realiza roteiro turístico até a cidade de Aregua e o Lago Ypacarai apenas algumas vezes por mês. O trem turístico conta com apresentações culturais durante a viagem.
É preciso confirmar os dias das viagens e comprar os bilhetes na Estação Central, na rua México, 145.


Onde comer em Assunção?
Restaurante Bolsi
É bem fácil encontrar um lugar barato e gostoso para comer no centro de Assunção. O meu favorito foi o Bolsi. O restaurante fica na esquina da Alberti com a Estrella, 399. Aberto 24 por dia, costuma estar sempre cheio.
Há um balcão na parte interna, agradável para ficar na hora do almoço por conta do ar condicionado. A parte de fora é bem legal, mas com no verão, o forte calor incomoda. O ideal é chegar após às 18:00 para o happy hour.
Outra dica é o Lido bar, na Calle Palma. Para jantar, escolhemos o Las Margaritas. Deixo como excelente dica para comer à noite e beber um bom vinho. Peça sugestão do garçom e será muito bem atendido.


Dica de hotel em Assunção
Ficamos no Hotel Excelsior. O hotel tem piscina, salão e bar luxuoso, ambientes bem agradáveis. Além disso, os quartos são grandes e confortáveis. A dica no check-in é pedir um quarto em andares mais altos.
Para quem viaja pensando em jogar, uma dica onde ficar em Assunção é o Hotel & Casino Guaraní. Localizado no centro da cidade, próximo da Plaza de la Democracia, o hotel tem arquitetura moderna e foi projetado com o objetivo de criar um cartão postal para a cidade.
Hostel para mochileiros
No mochilão, a Sheila viajou de ônibus de Puerto Iguazu, na Argentina, até Ciudad del Este, no Paraguai, e de lá para Assunção. Como a viagem era econômica, dormiu no hostel El Viajero.


Dicas e informações gerais:
Para chegar à Assunção é necessário comprar passagens aéreas a partir do Aeroporto de Guarulhos, de onde saem voos diretos da Latam e Gol. A Aerolineas Argentinas tem voos com conexão em Buenos Aires.

O clima subtropical torna Assunção uma cidade bastante quente e úmida, com muitas chuvas, especialmente entre outubro e fevereiro. Entre novembro e março é muito quente mesmo. Tenha sempre uma garrafinha com água à mão.

A moeda local é o Guarani, mas muitos estabelecimentos aceitam dólar ou outras moedas do continente, como o peso argentino, real brasileiro e o peso uruguaio. Veja cotação do Guarani aqui.

Para viajar à Assunção ou mesmo Ciudad del Este, a melhor escolha é levar dólares, já que muitas lojas trabalham com a moeda ou é possível trocá-los por Guaranis (G$, moeda local). Dicas para comprar dólar mais barato antes de viajar

Compras no cartão de crédito sofrem acréscimo entre 10% e 15%.

Guarani também é o nome da língua indígena, falada por boa parte da população. Por isso, o Paraguai tem duas línguas oficias: o guarani e o espanhol.