<- para casa

XXXXX

https://www.perurail.com  e http://incarail.com/  são as empresas que você pode utilizar e a compra pode ser feita pela internet. A Peru Rail sai de Cusco e a Inca Rail de Ollantaytambo. Não acredito que haja necessidade de comprar as passagens com muita antecedência, mas se você quer encontrar as tarifas mais baratas, não deixe para comprar na última hora porque pode não encontrar vaga nas classes de valor mais baixo.




Compramos o pacote em uma agência na praça das armas mesmo (sugiro pesquisar pois varia um bom tanto os preços), o pacote incluía: van do hotel até Ollantaytambo, trem até Machu Picchu Pueblo (ou Águas Calientes) e ônibus até MP, além da entrada lá. Foi tudo tranquilo, saímos de madrugada e voltamos à noite, mais do que suficiente.
Compre um dia antes, se não for época de feriado ou férias e festividades, senão compre mais dias antes.
Ah, leve lanche e água em uma mochila, pois o restaurante lá é um roubo!!!
Nós compramos na moeda local, mas eles aceitam dólares.


 


Dizem que, para quem tem vontade de conhecer novos lugares, não há tempo ruim, mas a máxima talvez não se aplique ao nosso destino, porque quando chove, é possível que os sítios arqueológicos fiquem fechados para visitas, estragando boa parte das programações ao ar livre.

Cusco possui duas estações bem definidas: seca e chuvosa. A estação seca ocorre principalmente entre os meses de maio e setembro, que coincidem com o inverno, e as temperaturas médias ficam na casa dos 10ºC, com sensação de até 0ºC à noite.
O verão é a época das chuvas, que aparecem especialmente nos meses de novembro a março e elevam as temperaturas para médias em torno dos 13ºC. Mesmo com a média um tanto baixa para o verão, é comum sentir calor durante o dia e frio à noite.

Os 3400m de altitude em relação ao nível do mar fazem com que, em qualquer época do ano, seja possível sentir um pouco de frio. Sempre coloque na mala agasalhos, e um hidratante ao viajar no período seco.

Junho, julho e agosto são meses em que a cidade está movimentada, não apenas devido ao bom tempo como também por causa das férias. Viajando nesse período, faça a reserva de seu hotel com antecedência. Em diversos meses do ano você pode ter a sorte de presenciar uma das festividades da cidade e admirar as comemorações animadas dos cusquenhos, como a festa ao Señor de los Milagros.


Quem viaja para Cusco tem em mente o que irá encontrar: sítios arqueológicos, construções em pedra, muita história e o conhecimento incrível de povos antigos. O que não se imagina, no entanto, é que as atrações sejam muito mais espetaculares do que somos capazes de imaginar.

O dia de quem viaja para essa região é dedicado às construções incas e aos feitos espanhóis após a invasão da cidade. Quatro dias são suficientes para conhecer Machu Picchu, o mais famoso ponto turístico da região, e ainda desbravar um pouco do Vale Sagrado e da própria cidade de Cusco.

Para fazer um roteiro básico e conhecer um pouquinho do legado inca, inclua no seu roteiro lugares como Pisac, Moray e o sítio de Saqsaywaman, há poucos quilômetros do centro de Cusco. No centro, vale a pena fazer uma visita guiada pela enorme catedral e pelo Qoricancha - o templo do sol.

Após dedicar seu tempo aos passeios históricos, descanse e caminhe pelas charmosas ruelas da cidade. Sente-se na Praça de Armas e curta a atmosfera do lugar, observando as pessoas e aproveitando o clima ameno. Para terminar bem o dia, escolha um restaurante para jantar ou vá a uma boate e faça um brinde à sua viagem - poucos lugares do mundo são tão incríveis quanto esse.


O restaurante fica escondido no segundo andar de um edifício próximo à catedral e, independentemente de ser visitado durante o almoço ou o jantar, possui uma ótima vista da Praça de Armas. Apesar de a fachada remeter a algo antigo, tanto o cardápio quanto o ambiente interior são bem moderninhos. O serviço...



Ollantaytambo

Ollantaytambo
 

Se você tiver tempo, aproveite para dar uma volta nesse povoado vizinho a Águas Calientes e Cusco. O lugar também tem boa estrutura para turistas, além de praticamente tudo de que você pode precisar durante sua viagem. Andar pelas ruas, cheias de pedras, é sinônimo de viagem no tempo! Pelas ruelas passam mulheres com trajes...

Saqsaywaman

Parque Arqueológico de Saqsaywaman
 

O Parque de Saqsaywaman, com seus 10 mil anos, é conhecido como fortaleza, apesar de não ter tido nenhuma função militar. O lugar é outro sítio arqueológico que funcionou como centro cerimonial, uma zona sagrada e de estudos. Ele fica a incríveis 3650m de altura em relação ao nível do mar e...

Plaza-de-armas-cusco

Plaça de Armas
 

A Plaza de Armas de Cusco é o ponto inicial para qualquer passeio pela cidade. Além de a praça ser uma graça, decorada e cheia de flores, ao seu redor ficam algumas das principais atrações da cidade, além de lojinhas de suvenires.

Tanto durante o dia quanto à noite, a praça é um local agradável...

Qoricancha-templo-do-sol

Qoricancha
 

O Qoricancha - Templo do Sol - servia como local para cerimônias e estudos de astronomia e matemática. A entrada custa 10 soles (R$ 6) e, num passeio que abrange arquitetura, história e arte, você pode conhecer um pouco mais da cultura inca.

Esse templo tinha uma importância equivalente à que tem o Vaticano e, se hoje se diz...

Ruinas-de-pisac

Ruínas de Pisac
 

Pisac é um lugar com duas atrações principais: as ruínas e um mercado de artesanato. A construção dessas ruínas é atribuída a pré-incas e incas e elas se destacam por estarem numa região de 3400m. O lugar era um centro administrativo e foi construído com arquitetura especial, própria...

Moray

Moray é um sítio arqueológico que mostra todo o potencial inca para o plantio de alimentos. Nesse local os incas aproveitaram a depressão natural da montanha para construir terraças e fazer experimentos alimentícios, especialmente com batatas. Afirma-se que a temperatura era diferente em cada terraça, permitindo reproduzir...

Mama Africa

O Mama Africa é um bar e danceteria dos mais animados de Cusco, ótima oportunidade para conhecer outros viajantes, que vêm dos mais variados países, e experimentar um Pisco Sour. Os DJs tocam diversos estilos musicais, incluindo música eletrônica, reggae e funk.

Catedral-de-cusco

Basílica Catedral de Cusco
 

Na cidade de Cusco, não perca um passeio à belíssima Catedral. Ela tem três naves e 12 capelas em seu interior. É muito rica em imagens, quadros, ouro e prata, e não se pode fotografar lá dentro, para a preservação do patrimônio. Seu tamanho colossal e a riqueza de detalhes impressionam,...

Centro Artesanal de Cusco

 

O Centro Artesanal de Cusco é um local que reúne um pouco de tudo aquilo que os turistas procuram. Lá você encontrará tecidos, sapatos, bolsas, joias, pinturas e cêramicas, entre outras coisas.

É normal negociar o preço com os vendedores, pois muitos deles informam um primeiro valor alto ao observar que trata-se de um...

Green-s-organic

Green`s Organic
 

Nem todo mundo é adepto da cozinha vegetariana, mas, estando em Cusco, esse restaurante pode ser uma boa opção mesmo para quem não imagina ir a um restaurante do tipo. É muito comum sofrer com dor de estômago e mal-estar devido à altura, sendo assim, comer algo leve passa a ser primordial para evitar problemas.

O lugar...

Igreja-de-san-blas

Igreja de San Blas
 

Datada de 1563, essa é uma das igrejas mais antigas de Cusco. É preciso ter um pouco de fôlego para chegar até ela, mas o interior barroco do lugar é capaz de recompensar os visitantes. 

O bairro onde está a igreja tem muitos artesãos, por isso é um bom lugar para quem gosta de obras de arte. 

Incanto

Incanto
 

O restaurante é um dos melhores de Cusco, sendo especializado na cozinha italiana. O lugar fica cheio durante a noite e tem música animada e gostosa, ótima para descontrair. Os preços são razoáveis e o cardápio traz diversos pratos, como a lasanha bolognesa (S/. 36); nhoque com molho gorgonzola (S/. 28) e as belas pizzas, em...

Jack-s-cafe

Jack`s Café
 

Quando bate a fome, não tem erro: Jack's Café! O lugar fica aberto diaramente a partir das 7h e por isso é indicado tanto para um café reforçado quanto para almoço ou lanche fora de hora. É bem verdade que o espaço é pequeno e sempre tem gente, mas é o local ideal para fazer uma refeição...

Mercado-de-pisac

Mercado de Pisac

O mercado de Pisac é uma ótima oportunidade para comprar os desejados suvenires. São muitas opções de tecidos feitos à mão, bolsas, camisas, objetos de prata, bonecas, porta-moedas, enfim... tem de tudo! As pessoas colocarão o preço dos produtos lá no alto ao perceberem que você é turista;...

Mythology
 

A Mythology está sempre cheia e é um misto de bar com danceteria de qualidade em Cusco. O público do lugar não é feito só de turistas; os locais também vão para lá aproveitar a noite. É comum receber um drink de cortesia para ser atraído e entrar no bar.

Paddy-s-irish-pub

Paddy`s Irish Pub
 

O Paddy's é um lugar bem legal para visitar em Cusco, especialmente para quem gosta de beber. O lugar tem a aparência de um típico pub irlandês e fica perto da Praça de Armas, com uma bonita vista da cidade. A dica é conhecê-lo durante a noite, pedindo uma cerveja e algo para comer. 

Salinas-de-maras

Salinas de Maras


 

As Salinas de Mara são compostas por mais de três mil salinas e têm mais de dois milênios de existência. Mesmo depois de tantos anos, o local continua sendo fonte de renda de muitas famílias que vivem na região e retiram o sal para venda, utilizando técnicas antigas.

A visão do lugar é deslumbrante e rende...

Ukuku's Bar

O Ukuku's Bar é um dos pontos mais tradicionais para conhecer na noite de Cusco. O lugar abre espaço para shows variados, como os de música andina, rock, jazz e salsa. Indo ao bar, vale curtir música tomando um Machu Picchu ou um Green Devil.