<- para casa

Irã

Esqueça tudo que você ouviu falar desse país
O Irã é cercado de montanhas, tem uma culinária incrível, mesmo que sem grande variedade, mesquitas deslumbrantes, pessoas maravilhosas e amáveis, que te recebem muito bem e adoram conversar sobre diferenças culturais.

MESQUITA NASIR
OL MOLK OU PINK MOSQUE
Talvez a que mais me impressionou no Irã. Não é grande, mas se você for no período da manhã, entre 8 e 11 horas, verá o lindo jogo de luzes que os vitrais fazem nos tapetes. Absolutamente maravilhoso! Não tem como não agradecer e se deslumbrar com os detalhes. O entorno da mesquita também é encantador. Fica na cidade de Shiraz.

PRAÇA NAQSH-E JAHAN
Imperdível! Uma das maiores e mais lindas praças do mundo. Fica na cidade de Isfahan e tem importantes construções como as mesquitas Shah e a de Sheikh Lotf Allah (uma era destinada para mulheres e a outra para os homens no passado) e o Palácio de Ali Qapu - o andar superior oferece uma vista linda da praça. Todos pagam ingressos para conhecer o interior. Aproveite e fique até o por do sol para ver os reflexos no espelho d’água central. Lindo! Há, ainda, um paraíso para as compras: o Grande Bazar de Isfahan.


BAZARES
O país todo conta com mercados e bazares de enlouquecer qualquer um. O artesanato iraniano tem muita qualidade e variedade. Encontre açafrão, pistaches e caviar da melhor qualidade, além da tapeçaria colorida e variada, roupas, joias, pratos e o que mais imaginar! O que mais impressiona é o trabalho manual e a riqueza de detalhes. Vale a pena parar e observar. Nos diversos segmentos há sempre alguém com a mão na massa.

PERSÉPOLIS
Significa “Cidade Persa” e fica a uns 70 km da cidade de Shiraz. Foi construída para ser a capital das celebrações e grandes cerimônias do antigo império persa. Por ali chegavam caravanas de todos os povos. É maravilhoso imaginar que há 2,5 mil anos os persas já davam lições de convivência entre todos que ali chegavam. Foi destruída por um incêndio depois que Alexandre - O Grande conquistou a Pérsia. Aproveite e conheça Parságada antes de ir para a tumultuada e populosa capital Teerã.